Importante índice de endividamento volta a subir e dívida global toca recorde de US$315 tri, diz IIF

da leao: Uma medida importante do endividamento mundial retomou sua escalada, conforme a dívida global atingiu um recorde de 315 trilhões de dólares no primeiro trimestre do ano, impulsionada por empréstimos nos mercados emergentes, nos Estados Unidos e no Japão, segundo um estudo.

da campobet: O índice global da dívida em relação ao produto subiu para 333% após três trimestres consecutivos de queda, informou o Instituto de FinançasInternacionais (IIF, na sigla em inglês)nesta terça-feira em seu relatório trimestralMonitor de Dívida Global.

Notícias relacionadasMega-Sena: ninguém acerta dezenas, e prêmio acumula para R$ 37 milhões; veja dezenasMC Daniel diz que quase fica pobre durante namoro com Mel Maia: “Estava deslumbrado”Luciano Huck defende cachê multimilionário de Madonna: ‘Ela investiu dinheiro nisso’

A reversão ocorre na esteira da alta do valor em dólares da dívida global em cerca de 1,3 trilhão de dólares em relação ao trimestre anterior.

A dívida nos mercados emergentes cresceu para um recorde de mais de 105 trilhões de dólares –tendo mais do que dobrado na última década, de acordo com dados do instituto.

Os maiores contribuintes para o aumento entre as economias emergentes foram a China, a Índia e o México. A Coreia do Sul, a Tailândia e o Brasil registraram as maiores reduções no valor em dólares da dívida geral entre o subgrupo, segundo os dados.

“Os déficits orçamentários do governo ainda são mais altos do que os níveis anteriores à pandemia e devem contribuir com cerca de 5,3 trilhões de dólares para o acúmulo da dívida global este ano”, disse o institutoem um comunicado. “O aumento do atrito comercial e as tensões geopolíticas também apresentam potenciais ventos contrários significativos para os mercados de dívida.”

Entre as economias desenvolvidas, os Estados Unidos e o Japão viram a dívida aumentar mais rapidamente, acrescentando 17 pontos percentuais e 4 pontos percentuais, respectivamente.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!